Temas político discursivos.

Os interesses da coletividade devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis.

Trocar o carro pelas bicicletas.

Esta ai um tema que gera bastante polêmica, tanto por que geralmente quem defende essa ideia é quem mais anda de carro e nem se arrisca a andar pelas quase invisíveis ou inexistentes ciclovias da cidade. 

Art. 1º Mobilidade urbana é um atributo das cidades e se refere à facilidade de deslocamentos de pessoas e bens no espaço urbano, através de veículos, vias, ciclovias e calçadas possibilitando o direito de ir e vir cotidiano da sociedade.

É claro que tudo é bem melhor na teoria e tem sido assim desde o começo dos tempos, considerando que, a lei foi criada pensando no cidadão como uma pessoa do bem com atos que façam jus a isso. Embora muitas vezes na prática o que observamos não é isso.
Como cidadã observadora sei bem que as barreiras que enfrentamos no uso de bicicletas dia-a-dia são imensos, o que muitas vezes é fator decisivo do não uso.
O desrespeito ao ciclista é uma coisa que, antes de tudo, passa muitas vezes despercebido. O que só é horrível para quem esta na posição de vitima (usuário das "ciclovias" ) e não  a aqueles que permanecem em seus confortos, dentro de automóveis. Embora, tenhamos também que ressaltar que algumas praticas devem ser adotadas no uso de tal, como lanternas ou sinalizadores para que você se torne visível ao ver dos motoristas. Mas enfim, defendo que, devemos nos empenhar mais em causas como essas por que o uso da bicicleta nos traz muitos benefícios, tal qual, dar adeus ao sedentarismo, e que, sejamos realista no ponto do descaso a esse fator. 
Myllena de Alencar.
______________________________________________________________________

A culpa é de quem?

Primeiramente, eu quero começar com alguns tópicos que peguei falando sobre a função política.
Vereadores são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público.
As principais funções do Prefeito sã fazer os serviços públicos funcionarem corretamente; 
Garantir a realização das obras necessárias para a população; Administrar o dinheiro do município. 
Pensando nisso eu coloquei um tema discursivo em extinção em temas discursivos, uma vez que, se empenhamos mais em acusar do que achar a raiz do problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário